Um bom planeamento de obra é essencial para o sucesso na execução de um projeto de construção.

Um bom planeamento de obra é essencial para o sucesso na execução de um projeto de construção. É através do planeamento que são delineados prazos e custos. Qualquer erro que ocorrer durante esta fase pode levar a atrasos significativos e prejuízos financeiros. Isto faz com que seja essencial encontrar o fornecedor adequado para cada serviço. Os fornecedores garantem os serviços a preços previamente estipulados, o que permite uma orçamentação precisa.

Devido à grande importância dos fornecedores, as empresas devem ter em conta vários fatores na fase de seleção. Existe uma variedade extremamente extensa de fornecedores, o que proporciona um mercado ativo e competitivo. Dentro do mercado cada fornecedor oferece um serviço específico (ou vários). Alguns apresentam serviços mais baratos, outros oferecem materiais exclusivos e outros apresentam vantagens na agilidade e atendimento. No entanto, devem ser levadas em consideração três variáveis essenciais.

A primeira variável a abordar é a necessidade. É nesta situação que deve ser avaliada a quantidade de problemas que um fornecedor consegue resolver. É extremamente vantajoso escolher um fornecedor que seja capaz de resolver dois problemas, visto que, torna os processos de comunicação e transporte mais simples, facilitando a logística envolvida e permitindo mais agilidade.

As restantes variáveis a ter em conta são o risco e a fiabilidade. Os serviços oferecidos pelos fornecedores devem ser examinados e avaliados. Por exemplo, se um fornecedor oferecer um serviço de montagem de isolamento e impermeabilização, é essencial que o serviço realizado tenha qualidade. Desta forma será possível garantir que não ocorrem problemas relacionados com humidade e infiltrações que prejudiquem a qualidade da infraestrutura. Isto significa que será necessário avaliar todos os fatores envolventes, porque nesta situação, o mais barato pode não ser a melhor escolha. De forma a minimizar o risco, poderá ser necessário escolher um fornecedor de custo médio/alto que ofereça mais fiabilidade.

O processo de contactar vários fornecedores e escolher aqueles que proporcionam os serviços adequados a cada projeto sofreu grandes alterações na atualidade. Contudo, os fatores decisivos para a escolha do fornecedor ideal continuam os mesmos. Será sempre dada prioridade àqueles que conseguirem fornecer um serviço que resolva as necessidades envolvidas mantendo um nível de risco baixo.

Recomendamos a utilização da ConstruPlan. Desenvolvemos esta aplicação para que possa enviar os pedidos, receber respostas e perceber o interesse dos fornecedores, tudo dentro de uma só aplicação. Para além de ter acesso a vários fornecedores dentro de cada serviço a nossa aplicação vai ajudá-lo a gerir as variáveis envolvidas (necessidade, risco e fiabilidade).

Vamos simplificar a sua vida.

Experimente já a forma mais ágil de gerir processos de orçamentação.

Autor: André Costa

Subscrever Newsletter

"Sim! Quero receber notícias que me vão ajudar a aumentar a produtividade da minha empresa."

Subscreveu com sucesso a nossa newsletter!