fbpx

O Futuro da Construção Civil

Tempo de leitura: 2m

A Tecnologia está a evoluir a um ritmo cada vez mais acelerado, a prova disso é que todos os dias surgem novas ferramentas ou softwares que nos ajudam a lidar com várias tarefas no dia a dia.

Quanto à Construção Civil, o setor não está tão modernizado como poderia estar, contudo a cada dia vão surgindo também novas oportunidades para testar novos produtos e assim fazer evoluir o setor. A ConstruSpace quer fazer parte dessa modernização. Somos uma start-up portuguesa, sediada no norte do país que se dedica a desenvolver soluções digitais para dinamizar o setor, tendo já disponíveis duas plataformas de registo gratuito online: A ConstruPlan, para uma gestão de orçamentação mais rápida e ágil e a ConstruJobs, uma plataforma de anúncios de emprego exclusiva para profissionais da Construção Civil.

Contudo existem outras soluções que já estão a dinamizar o setor, ou virão a fazê-lo a curto prazo. De seguida fica uma lista das tecnologias que consideramos que vão fazer a Construção Civil e Obras Públicas subir para outro nível.

Internet of Things (IoT)

Em português, Internet das Coisas, tal como o nome indica é a possibilidade de as “coisas” terem internet. A Internet das Coisas conecta todos os equipamentos que possam ter internet e coloca-os a comunicar entre eles sem a interação humana. Já é possível hoje em dia ter uma casa onde se pode interagir e falar com ela. A Internet das Coisas dá-nos a possibilidades infinitas tanto na vida familiar como na vida profissional, mas deixamos um exemplo para que os céticos não digam que não gostam.
Imaginemos um funcionário na obra que cai de um 1º andar e tem consigo um smartwatch que deteta a queda através dos sensores e que após 10 segundos de completa inatividade, emite automaticamente um aviso para o 112 alertando que houve uma queda, com probabilidade alta de o funcionário estar inconsciente.

Impressão em 3D

Vai a curto prazo alterar toda a dinâmica da construção. Com a proliferação de impressoras 3D, não só domésticas como industriais, os camiões a circular nas estradas vão ser cada vez menos. Porquê? Porque em vez de se encomendar peças vamos imprimi-las diretamente no local necessário. Em pouco tempo vai ser normal os profissionais da construção civil imprimirem objetos em 3D na obra. Desde parafusos até objetos de grandes formatos como são o caso das peças para construção de prefabricados.

Drones

Têm vindo a ganhar relevância na nossa sociedade e não tarda vamos vê-los a entregar encomendas à porta de nossas casas. Contudo também na construção os Drones podem desempenhar um papel ativo e de benefício para os profissionais.
Utilizado por algumas empresas, já é possível inspecionar a obra com um Drone e reduzir consideravelmente o tempo e custo que essa tarefa tinha. Além disso pode-se fazer facilmente o registo fotográfico ou em vídeo da obra e acompanhar o estado para que não haja surpresas no final.

Realidade Aumentada

Com a realidade aumentada é possível ver através de um ecrã uma imagem e acrescentar elementos virtuais ao real que já estamos a ver. É possível verificar como determinado elemento encaixa na paisagem ou mesmo analisar do ponto de vista estético.
A Realidade Aumentada permite que de forma bastante económica se possa fazer estudos e projetos virtualmente, aferindo assim as consequências de tais decisões.

Gestão Móvel do Projeto

É um processo natural, pois já ninguém se desloca a um telefone fixo se quiser fazer uma chamada. Da mesma forma que andamos com o smartphone no bolso para efetuarmos chamadas, também é possível guardar documentos e enviá-los sem sair da obra nem ter papéis nas mãos.

Uma das soluções de mobilidade bastante vantajosa em obra é a ConstruPlan, onde pode gerir a orçamentação através de orçamentos guardados na nuvem e aceder rapidamente a toda a documentação num espaço digital seguro e centralizado.

Para conhecer outras aplicações leia também o artigo sobre aplicações para construção civil

Registe-se gratuitamente e comece a usar desde já.

Subscrever Newsletter

"Sim! Quero receber notícias que me vão ajudar a aumentar a produtividade da minha empresa."

Subscreveu com sucesso a nossa newsletter!