Gestão de Fornecedores na Construção Civil

A gestão de fornecedores é essencial para garantir cadeias de fornecimento ágeis e eficientes. Normalmente, as empresas estão mais focadas em obter a lealdade dos clientes. Contudo, também devem dar grande importância à lealdade dos fornecedores. A gestão de relações com os fornecedores é uma área a que as empresas devem dar a devida atenção, porque desempenha um papel essencial em qualquer projeto, e uma má gestão pode causar grandes problemas a curto e longo prazo.

 

Apesar de ser difícil encontrar fornecedores de confiança, muitas empresas não investem no melhoramento das relações com os fornecedores já associados. É fundamental mantê-los satisfeitos e envolvidos nos projetos. Desta forma, será possível ganhar vários aliados com grandes níveis de influência para o sucesso da sua empresa.

 

O primeiro passo para iniciar qualquer projeto que dependa de fornecedores é o estudo e avaliação das variáveis que diferenciam cada um. Para além das variáveis preço, qualidade e prazos de entrega, que normalmente desempenham o papel principal na escolha de um fornecedor, também temos as variáveis: fiabilidade, apoio em pós-venda e capacidade técnica, as quais são igualmente importantes.

 

 

Se avaliadas as seis variáveis expostas acima será possível garantir uma posição vantajosa para a sua empresa. Isto porque, se os materiais de qualidade forem entregues dentro dos prazos estipulados, será possível agilizar a produção e aumentar a satisfação dos clientes. Ao garantir uma boa qualidade na produção, a empresa poderá produzir de forma mais eficiente, com uma quantidade reduzida de produtos defeituosos. Ao diminuir a quantidade de produtos defeituosos, os clientes vão ficar mais satisfeitos, o que consequentemente irá aumentar a força da marca em questão.

 

Um bom relacionamento com os fornecedores também pode proporcionar-lhe maior poder de negociação, mais descontos e mais negócios lucrativos. Se for disciplinado na forma como paga aos fornecedores terá sempre uma maior margem de manobra. Casos em que os materiais sejam defeituosos ou ocorram atrasos na entrega, podem ser muito problemáticos resultando num impacto negativo na produtividade da sua empresa. Uma boa relação entre fornecedor-cliente é fundamental porque há uma grande probabilidade do fornecedor priorizar a resolução dos seus problemas.

 

Por último, é seguro afirmar que todas as empresas procuram as maiores margens de lucros possíveis. A longo prazo, uma boa relação com os fornecedores vai permitir poupar dinheiro. No entanto, ambas as partes envolvidas na negociação devem ser cumpridoras. Os clientes devem pagar dentro do prazo estipulado, as encomendas devem ser feitas atempadamente e deve haver um grande nível de respeito, comunicação e transparência. Se ambas as partes forem cumpridoras, os resultados serão extremamente lucrativos para ambos.

 

A ConstruPlan foi criada para tornar a gestão de cadeias de fornecedores mais ágil e eficiente. A partir da nossa plataforma poderá: comunicar de forma simples com todos os fornecedores, enviar pedidos de orçamentos, compreender o interesse dos fornecedores em participar no seu projeto, comparar variáveis como custo/qualidade, avaliar a fiabilidade, conhecer novos fornecedores através da nossa base de dados… Lembre-se que estas cadeias de fornecedores são fundamentais, e devem ser bem geridas porque fazem uma grande diferença na lucratividade da sua obra.

Autor: André Costa

Subscrever Newsletter

"Sim! Quero receber notícias que me vão ajudar a aumentar a produtividade da minha empresa."

Subscreveu com sucesso a nossa newsletter!