10 Grandes Obras da Engenharia Civil no Mundo

1 – Palm Islands

As Palm Islands são ilhas artificiais construídas no Dubai. Demoraram 10 anos até estarem concluídas, e constam como um feito extremamente desafiante de engenharia civil. As ilhas foram criadas para acrescentar cerca de 500 quilómetros de praia ao largo da costa do Dubai. Esta construção teve um grande impacto na paisagem e nos ecossistemas marinhos locais. Para evitar que as ondas causem erosão nas ilhas foi erguido um muro com cerca de 3 metros de altura e 160 quilómetros de comprimento para absorver a força das ondas. Este feito incrível de engenharia pode ser visto do espaço ou a partir de imagens em satélite, e mostra que o homem tem poder para moldar a natureza envolvente.

 

2 – Atlantic Ocean Road (Atlanterhavsveien)

Uma autoestrada criada para interligar um arquipélago norueguês, a Atlanterhavsveien estende-se ao longo de 8 quilómetros e liga várias ilhas a uma península. Durante a construção foi fustigada por 12 tempestades, o que dificultou seriamente o progresso. Apesar disso, os 8 quilómetros de estrada contam com paisagens lindíssimas quando está bom tempo, e com paisagens aterrorizantes quando está mau tempo. Atualmente, a estrada continua a ser um dos pontos turísticos mais visitados na Noruega e faz parte da herança cultural norueguesa.

 

3 – Hidrelétrica das Três Gargantas

Esta barragem bateu todos os recordes em 2014 quando produziu 99 milhões de terawatts. Apesar do seu recorde ter sido ultrapassado em 2016, continua a ser uma estrutura colossal de grande importância. Foi criada para resolver os problemas locais, como enchentes e transportes fluviais, e para produzir energia sustentável. Devido ao tamanho da construção, alguns especialistas acreditam que terá atrasado a rotação da Terra por escassos segundos, devido à enorme massa de água que acumula na sua bacia.

 

 

4 – Canal do panamá

É um canal artificial que se estende ao longo de 82 quilómetros e funciona como ponto de ligação entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico. A construção foi iniciada em 1880 pelos franceses, mas foi terminado pelos americanos em 1930. Esta construção foi importantíssima na altura, porque permitiu o desenvolvimento de várias economias e facilitou o transporte de bens. Atualmente, ainda é muito utilizado e conta com um tráfego de aproximadamente 14 mil embarcações por ano.

 

 

5 – Roda de Falkirk

A roda de Falkirk é um elevador rotativo desenhado especificamente para transportar barcos entre o Forth and Clyde Canal e o Union Canal. Tem como objetivo ligar dois canais, os quais estavam separados desde 1930. O elevador levanta os barcos até 24 metros em altura, os quais posteriormente têm de passar por mais dois lagos até chegarem ao Union Canal. A roda de Falkirk é a única estrutura rotativa no mundo criada especificamente para elevar barcos.

 

 

6 – Eurotúnel

Aberto em 1994, este túnel liga França a Inglaterra através da linha férrea. Teve um custo estimado de 5.5 milhares de milhões de euros, um valor recorde na altura. Apesar de muitos pensarem que o túnel foi construído ao longo do mar, na verdade, foi construído abaixo do fundo do mar. Consumiu cerca de 1 milhão de toneladas de cimento durante a construção, e foi um dos maiores desafios da engenharia da atualidade. Funcionou como um grande pilar de desenvolvimento económico e uniu dois países que estiveram em guerra durante centenas de anos.

 

 

7 – Estação Espacial Internacional

A estação espacial internacional é um laboratório espacial que se encontra em órbita. A sua construção começou em 1998 e foi oficialmente terminada em 2011. Demorou 13 anos a estar completa devido à grande complexidade da construção e à montagem da estação diretamente no espaço. Foi um dos grandes desafios da engenharia, e já contribuiu extensamente para o desenvolvimento do conhecimento humano sobre o universo. Orbita o campo gravitacional da Terra a uma velocidade de aproximadamente 28 mil quilómetros por hora, e completa aproximadamente 16 órbitas por dia. Os objetivos principais desta estação foram possibilitar a realização de pesquisas científicas em gravidade zero e estudar o universo. Também foi planeada para fornecer transporte, manutenção e auxiliar na preparação de missões espaciais futuras.

 

 

8 – Burj Khalifa

O Burj Khalifa é o maior arranha-céus alguma vez construído pelo homem. Conta com 828 metros de altura acima do solo e 844 metros acima do nível do mar. Foi finalizado em 2011 e contou com uma grande ajuda económica do xeque do emirado de Abu Dhabi. Foi criado um tipo de betão reforçado especialmente para este projeto, do qual foram necessários cerca de 330 mil metros cúbicos. Conta com um total de 160 andares, e a cada 35 existem salas de manutenção pressurizadas com ar condicionado, onde as pessoas se podem abrigar em caso de incêndio ou emergência. Foi uma das grandes obras da engenharia do século XXI e o seu recorde ainda não foi batido.

 

 

9 – Marina Bay Sands Hotel

Inaugurado em 2010, o Marina Bay Sands Hotel foi construído em Singapura, tendo custado cerca de 8 mil milhões de dólares. É constituído por três prédios, os quais estão unidos por uma representação de um cruzeiro no topo. É uma das maiores atrações turísticas da zona, devido à grandiosidade da construção e à “piscina infinita” presente no SkyPark. Para além de hotel, este edifício também tem um dos maiores casinos do mundo, um centro comercial, galerias de arte, um museu, etc.

 

10 – Gemini Wind Farm

A Gemini Wind Farm é um projeto de exploração de energias renováveis ao largo da costa holandesa. Para a realização deste projeto foram construídas 150 turbinas, as quais foram introduzidas no fundo do mar. Este projeto teve um custo de cerca de 2.8 milhares de milhões de euros e é uma forma inovadora de aproveitar a energia do vento ao longo da orla costeira holandesa.

 

Autor: André Costa

Subscrever Newsletter

"Sim! Quero receber notícias que me vão ajudar a aumentar a produtividade da minha empresa."

Subscreveu com sucesso a nossa newsletter!